O QUE FAZEMOS

A autora do blog é delegatária do registro público de Pessoas Naturais, de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas na Comarca de Içara/SC, desde 1993.

Consulte a coluna da direita com dicas de nossos serviços ou envie sua pergunta para -> oficial@cartorioicara.com.br

segunda-feira, 13 de julho de 2009

POR ONDE ANDAM O RTD E O RCPJ?


Por onde andam o RTD e o RCPJ?
13/07/2009
Desde muito pequena, até mesmo quando ainda não entendia o porquê de tantas coisas, e confesso que ainda não tenho tamanha compreensão de quase nada, lembro de sempre ouvir uma frase que duvido um de nós ainda não tenha pronunciado: - quem é vivo sempre aparece!
Parei para analisar se o RTD ou mesmo o RCPJ vivem.
1º caso) Via MSN, perguntei para um amigo Registrador de Imóveis como estava o movimento, se a crise havia se abatido sobre a sua atividade no RI (usei estas duas letras como sigla) se havia demanda de serviço ou se os clientes (ou usuários, como queiram chamar) haviam sumido. Respondeu-me: - nunca vi tanto serviço aqui no RI. Estou até contratando mais funcionários, etc etc.
E eu “concordei” com ele: - então to (estou) vendo que crise mesmo é só no comércio, na indústria, no RTD, no RCPJ. Fico feliz por você.
Depois de uma RIsadinha, com uma carinha daquelas que podemos utilizar no MSN ele escreveu: - (risadinha) é... pra nós cartorários não tem crise. Com a crise o governo inventou isso de facilitar a compra de imóvel. Com isso é movimento pro RI. E o Recivil faz as certidões atualizadas... e o Protesto tá na correria atrás de gente caloteira.
CONCLUSÃO que tirei: ou ele não sabe o que é RTD e RCPJ, ou ele não me deu a devida atenção e não leu todas as minhas palavras.
2º caso) Fui verificar minha caixa de mensagens. Uma colega, registradora de RTD e RCPJ me perguntava onde registrar um Contrato Bancário, desses em que há um bem móvel dado em garantia fiduciária. Sei lá quantos anos de profissão, talvez mais que os meus 16 e ela tem coragem de me dizer: - nunca vi disso!!
3º caso) Fiquei intrigada e entrei nos sites de duas grandes livrarias. Fiz um breve levantamento de obras voltadas ao RI(sinho) e TAB e as voltadas a RTD e RCPJ. Quem já fez isso não deve ficar surpreso, como eu não fiquei, mas precisava reforçar minha indignação.
4º caso) Então resolvi fazer busca de saites de associações de RI e de TAB. Não preciso dizer mais nada. E nos saites em que as associações englobam os pobrezinhos dos RCPNs e uns desconhecidos RTD e RCPJ, busquei matérias interessantes para estes dois últimos: artigos, notícias... sei lá, algo que dissessem que eles vivem. “Ei! Estou aqui”. Deu vontade de sacudir o computador. De repente, como uma sacola que se vira e se sacode, algo poderia sair lá de dentro. Mas nada! Salve o IRTDPJ Brasil.
5º caso) Lembrei-me que há algum tempo eu havia feito uma pesquisa de Cursos de Direito que ensinassem atos notariais e registrais para os futuros advogados, procuradores, promotores de justiça, juizes de direito; ou que pelo menos mostrassem que esses serviços existem, com as diferenças de “cartórios” e suas atribuições, etc etc. Criei um conteúdo de disciplina com a devida programação e o Coordenador do Curso de Direito de uma Universidade me convidou para ministrar a cadeira, que englobou todas as atribuiçôes notariais e registrais. Durante um ano ensinei quem queria, pois era matéria optativa. Fiz minha parte, agora um colega continua a iniciativa. Mas nas outras Universidades pelo país afora....
6º) Bem, agora voltei a ler meus e-mails recebidos com outros assuntos, mensagens de todo tipo recebidas de amigos, etc etc. Aí me dei conta de que EU estou viva! Se me mandam e-mails, muitos tão carinhosos, outros perguntando onde registrar a Ata de uma associação, outro perguntando se a tradução é no livro E ou no livro de RTD (acho que até pensam que o livro E é de RTD)... Muitos questionamentos são interessantes, até me levam a procurar mais respostas. Mas, quanto àquelas dúvidas inquietantes desses meus colegas registradores (sabe-se lá o que eles registram!!!) levei pelo lado positivo; repito: EU estou viva!!!
O lado triste da história é que eu todo dia coloco um espelhinho sobre as narinas do RTD aqui, serviço que me foi atribuído, e o espelhinho parece que não embaça. O RCPJ ganhou um balãozinho de oxigênio com a incorporação do Banco estatal ao Banco do Brasil. Este é mais cauteloso e está exigindo a regularização de muitos documentos de PJs que não visitavam muito o RCPJ. Mas tá ali... na UTI. Tadinho... sem contato com a Receita, ou mesmo com a receita dos emolumentos (tanto ato gratuito em SC!!! e tanto contador que não lhe foi apresentado!!!) E a Junta? Só ajunta.
O lado positivo (de que eu estou VIVA) é que então arregacei as mangas. Antes vou repassar um dos e-mails que recebi, e por felicidade maior recebi de um irmão, que obviamente sabe que EU estou viva!!!! trazia a visão de Einstein para a crise:
"Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer às pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ter sido superado.Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma carícia. Falar da crise é promovê-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."
Ah! Já ia me despedir. Vocês querem saber o que fiz? Juntei minhas anotações e redigi um livro sobre RTD. E agora vou sentar e terminar o livro sobre RCPJ. Dar soluções às dúvidas de quem não lê, não estuda, só quer as respostas para a situação momentânea, não resolve nada, pois as perguntas continuam sendo de um carpinteiro comendo frutas ao invés de colher a madeira e ir talhar. Então vou dar ferramentas melhores para estes meus colegas marceneiros. Eu não sou boa com ferramentas, mas pelo menos como com garfo e faca, limpo a boca com guardanapo e bebo suco no copo. Eu leio a lei de registros públicos, eu leio a lei dos notários e registradores, eu leio o código civil, o código de normas e assim vai. E o mais interessante é que eu sou honesta comigo, com meus princípios, com as instituições e com a sociedade que espera de mim, registradora (apesar de nem saberem o que eu registro) que eu carimbe o documento que ela, sociedade, precisa. Posso errar no meio da crise. Devo ter meus méritos por estar aqui. E devo tê-los também por permanecer aqui. Mas não os quero se eu nada fizer por merecer o reconhecimento de que fiz a minha parte pela classe. E, no fundo, meu maior mérito vejo todos os dias no espelho; vejo um rosto que as linhas do tempo vão surgindo, mas que mostram um olhar com brilho, por um orgulho que brota em saber que fiz, sim, por merecer estar onde estou, pois amo o que faço e EU estou VIVA!
Cristina Castelan Minatto
Oficial de "Recivil, RTD e RCPJ" de Içara/SC – com muito orgulho.

2 comentários:

  1. Quem se enche de orgulho por conhecer e poder contar entre nossas fileiras esta valorosa batalhadora e profunda conhecedora de RTD,RCPJ e RCPN entre tantas outras matérias de nosso dia a dia, somos nós, colega Cristina Castelan Minatto!
    Sua garra nas nossas lutas,seu conhecimento, que divide conosco quer em palestras ,quer em seus livros, pessoalmente ,sempre prestativa como colega, somados ao amor pelo que faz, dignifica e serve de exemplo para toda nossa classe de Registradores de SC.Cabe aqui dar fé e dizer:Parabéns e Permaneça VIVA!!
    Marlene Pabst Ferreira do Amaral- Oficial Titular da Comarca de Ibirama-SC

    ResponderExcluir
  2. Marlene Pabst Ferreira do Amaral- Oficial Titular-RCPN,RTD,RCPJ-Ibirama- SC.13 de julho de 2009 às 12:44

    Acrescentamos ao nosso comentário anterior referência à este blog ,merecedor dos melhores elogios,que passou a ser de visitação diária ,como ferramenta noticiosa e consultiva.

    ResponderExcluir