O QUE FAZEMOS

A autora do blog é delegatária do registro público de Pessoas Naturais, de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas na Comarca de Içara/SC, desde 1993.

Consulte a coluna da direita com dicas de nossos serviços ou envie sua pergunta para -> oficial@cartorioicara.com.br

quinta-feira, 18 de março de 2010

Meta 9 já é realidade na Justiça de Santa Catarina

O Poder Judiciário de Santa Catarina, conhecido entre os tribunais brasileiros por seus investimentos na área de informática, confirmou o pioneirismo tecnológico no último dia 26 de fevereiro, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou as metas para os tribunais de Justiça de todo o Brasil para 2010.
Com relação à meta 9, que diz respeito às redes de comunicação de dados do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) atende e supera o mínimo estabelecido, garantindo os meios para a troca de informações entre o TJSC e suas unidades, bem como o acesso aos sistemas. "Ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o tribunal e 100% das unidades judiciárias da capital, no mínimo, 20% das unidades do interior" foi o proposto pelo Conselho. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do TJSC, Giovani Moresco, esse parâmetro já foi atingido pelo Judiciário catarinense, que conta atualmente com 22% das comarcas com velocidade de link superior a 2Mbps. "Nossa proposta, desde o início, foi fazer a implantação da tecnologia de forma homogênea.
Ainda em 1996, começamos a conectar todo o estado a fim de implantar os sistemas e demais serviços baseados na rede", relata Moresco. Após 10 anos de investimentos na informatização judicial, a velocidade de 2 Mbps já era disponibilizada para algumas comarcas. O diretor explica que a maioria dos estados brasileiros também já cumprem tal meta, mas parcialmente. "Muitos concentraram os investimentos de informática na capital. Por isso, enquanto os demais tribunais se preocuparão em ampliar essa velocidade para 20% das comarcas do interior, nossa intenção, em 2010, será de estender a velocidade mínima de 2 Mbps para um número maior de comarcas, dando suporte à implantação de novos serviços", explica.
Quanto às unidades judiciárias da capital, possuem uma conexão de 100 Mbps com o TJSC e utilizam rede de fibra ótica do governo do Estado em convênio com o Centro de Informática e Automação de SC (Ciasc). Anteriormente, a rede era tecnicamente baseada no serviço de uma operadora de telefonia. Para acesso à Internet, o TJ utiliza ainda um link com conexão de 52 Mb, que também dá vazão aos serviços disponibilizados aos usuários externos.

Fonte: TJSC (coletado no site do CNJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário