O QUE FAZEMOS

A autora do blog é delegatária do registro público de Pessoas Naturais, de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas na Comarca de Içara/SC, desde 1993.

Consulte a coluna da direita com dicas de nossos serviços ou envie sua pergunta para -> oficial@cartorioicara.com.br

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Primeira-ministra da Islândia se casa com parceira


Islândia: Primeira ministra estreou a lei dos casamentos homossexuais

A chefe do Governo islandês, Johanna Sigurdardottir e a escritora Jonina Leosdottir celebraram o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo, no dia da entrada em vigor da lei que legaliza os casamentos homossexuais naquele país nórdico.

As duas mulheres casaram domingo, apresentando um pedido de transformação da sua união civil em matrimónio, revelou a radiotelevisão islandesa RUV, que adianta não ter sido celebrada nenhuma cerimónia nesta data.

O Parlamento da Islândia aprovara por unanimidade, a 12 de Junho, a legalização do casamento homossexual, tendo a legislação entrado em vigor domingo.

Contudo, os casais de pessoas do mesmo sexo já usufruíam, no país, da realização de uma união legal, com os mesmos direitos que usufruem os casais heterossexuais e os casais que já se encontravam ligados, como era o caso da primeira-ministra e da sua companheira desde 2002, deverão agora validar a sua união, ao abrigo da legislação agora em vigor.

A social-democrata Johanna Sigurdardottir, de 68 anos, foi eleita em Fevereiro de 2009, sendo a primeira chefe do Governo que assume publicamente a homossexualidade como opção.

Isto não impediu os seus compatriotas de a elegeram na sequência do afastamento do governo de centro-direita, que caiu face ao intenso movimento de protesto provocado pela grave crise na Islândia, o primeiro país europeu a viver em situação de falência.

FONTE: observatorio algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário