O QUE FAZEMOS

A autora do blog é delegatária do registro público de Pessoas Naturais, de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas na Comarca de Içara/SC, desde 1993.

Consulte a coluna da direita com dicas de nossos serviços ou envie sua pergunta para -> oficial@cartorioicara.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Iniciativa Privada engoliu alienações dos RTDs, agora avança sobre os RIs - Registro Público? cadê? Segurança? Pra quem?

FINANÇAS - Cetip mira crédito imobiliário com empresa de registro de veículosMaior empresa de registro de contratos privados de crédito, a Cetip pretende entrar no suporte ao financiamento de imóveis com a compra por R$ 2 bilhões da GRV Solutions.
A GRV fomentou os empréstimos de veículos centralizando o registro de pendências financeiras e pretende repetir essa experiência na habitação. O negócio é o maior envolvendo a infraestrutura do crédito desde a compra da Serasa, empresa que registra o histórico de calote dos consumidores, pela Experian, por US$ 1,2 bilhão, em 2007. Cetip e GRV são duas empresas que atuam em ramos diferentes -grandes empresas e veículos- fazendo o mesmo trabalho: registrar, dar segurança jurídica e permitir a concretização dos negócios. São espécies de "cartórios" que ajudam a fechar o negócio, como faz a BM&FBovespa. Não à toa, fala-se desde 2007 que a Cetip poderá ser comprada pela Bolsa. Os clientes são os mesmos: os bancos e seus clientes. Com a experiência bem-sucedida com veículos, a GRV quer centralizar inf ormações de pendências envolvendo imóveis e substituindo juridicamente os registros nos cartórios. No início do ano, a GRV cogitava abrir capital para obter recursos para esse negócio.

Fonte: valoronline

2 comentários:

  1. Você disse " Cetip e GRV são duas empresas que atuam em ramos diferentes -grandes empresas e veículos- fazendo o mesmo trabalho: registrar, dar segurança jurídica e permitir a concretização dos negócios."

    No meu caso está atrapalhando, o 5º cartório de imóveis de Belo Horizonte não quer averbar a matrícula do imóvel porque não está reconhecendo a legalidade do documento apresentado pela CETIP. O que posso fazer. Ficarei muito grato se puder dar uma orientação.

    ResponderExcluir
  2. HOME, envie consultas e comentarios para o e-mail para que eu possa responde-los.

    ResponderExcluir