O QUE FAZEMOS

A autora do blog é delegatária do registro público de Pessoas Naturais, de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas na Comarca de Içara/SC, desde 1993.

Consulte a coluna da direita com dicas de nossos serviços ou envie sua pergunta para -> oficial@cartorioicara.com.br

quarta-feira, 9 de abril de 2014

REUNIÃO NO SIREDOC É UM SUCESSO

No último dia 8, na Sede do SIREDOC - Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais, Títulos e Documentos, Pessoas Jurídicas, Escrivães de Paz e Juizes de Paz de Santa Catarina, em São José-SC, reuniram-se associados e convidados pertencentes às classes que a entidade congrega, para o debate de diversos assuntos que preocupam os registradores catarinenses. 

Os temas da pauta foram: as notificações extrajudiciais (questão da territorialidade e exigência de valor expresso); Central de Registro Civil; ajuda de custo; desdobramento de serventias; novo código de normas; e digitalização. Mais de 30 Serventias estavam representadas por seus titulares ou substitutos. 

O Presidente da Associação, o Registrador José Jaques Clezar, comandou os trabalhos numa "mesa redonda" que trouxe à tona os vários pontos de vista acerca dos temas. Por unanimidade referendou-se a territorialidade nas notificações; a impropriedade e prejudicialidade aos registradores de solicitarem valores expressos nas notificações; a dificuldade de adequação de muitos à CRC e a necessidade de melhores informações acerca das funcionalidades do sistema e seu gerenciamento na Serventia; a urgente tomada de providência para auxílio financeiro às Serventias deficitárias e demais que necessitam de valor mínimo digno para manter à frente dos trabalhos um delegado qualificado nos critérios dos concursos; estudo sobre as propostas que estão no TJ/SC sobre desdobramento e anexações das Serventias. 

A Reunião contou com a presença do Presidente do Nucleo-BR, Sr. José Eduardo de Souza que explanou sobre a sua presença no CONARCI, no RJ, local em que foram debatidos estudos e avanços para o Registro Civil, assim como delineou aspectos da digitalização e do novo Sistema de Informações ao INSS, integrando outros órgãos do país, o SIRC.

(redação: Cristina Castelan Minatto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário